domingo, 29 de junho de 2014

Aeroporto expande mercado

Os efeitos gerados pela chegada do novo inquilino do município de São Gonçalo do Amarante, o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, já começaram a ser sentidos, principalmente pelo mercado de trabalho. De acordo com relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, somente em maio foram gerados 200 novas vagas de emprego no município, com destaque para os setores de comércio e serviços. 
Aeroporto não tem estrutura para voos extras, como os que ocorreram na Copa. Passageiros ficaram aguardando check in na calçada


O engate, para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi a abertura do terminal, em 31 de maio:  somente para área de alimentação do terminal foram geradas 125 vagas, impulsionadas pela abertura dos restaurantes Pizza Hut, Delfina, Espaço Árabe e Casa do Pão de Queijo. Outras duas filiais do restaurante Cassol abriram na cidade. Na opinião do secretário de desenvolvimento, Klênio Alves Ribeiro, a geração de emprego pode ser visto como um balanço parcial sobre o início das atividades no aeroporto.

De acordo com o Caged, 200 pessoas foram admitidas em maio, somente no setor de serviços, contra 134 demissões, gerando um saldo positivo de 66 vagas. No acumulado do ano, foram geradas 477 vagas no setor. Já no comércio o desempenho foi menor: 65 admitidos contra 54 demissões, gerando um saldo positivo de 11 vagas. 

“A nível de Estado somos o segundo maior na geração de emprego neste mês. Ficamos atrás só de Natal. A nossa principal fonte neste quadrimestre foi a contratação de empresas que foram selecionadas para trabalhar no aeroporto. Do nosso conhecimento, foram mais 320 contratações no total, desde a gastronomia até a gerência de recursos humanos. Fora os  indiretos”, salientou o secretário. 

A turismóloga Claudilane Gadelha, 25 anos, conseguiu uma vaga como atendente há duas semanas, em uma das filiais da conveniência Hudson News no aeroporto. Apesar de o emprego ser temporário, uma vez que ela atua apenas como revendedora de produtos da Copa do Mundo, Claudilane afirma que o novo aeroporto tem potencial para mudar o município, ainda conhecida como uma “cidade dormitório”. “Tenho a possibilidade de ficar fixa no aeroporto, já que me inscrevi em outra seleção”, ressaltou.

De acordo com Klênio Ribeiro, o município tem investido em programas de capacitação, preparando a população para a cadeia gerada pelo aeroporto. Ele destaca a chegada de filiais do Instituto Federal do RN (IFRN) e do  Senac. A secretaria de tributação do município ainda não tem o número de novos empreendimentos que surgiram na cidade desde o início das atividades do aeroporto. Segundo o secretário Mário David, o balanço mensal deve ser fechado na semana que vem. Entretanto, ele salienta que esses novos investimentos não vêm apenas gerar empregos, mas arrecadação para o município. Além do Imposto Sobre Serviço (ISS), há o valor arrecadado pelo licenciamento de novos empreendimentos – boa parte deles no perímetro do aeroporto. “Neste mês tivemos uma arrecadação de licenciamentos estimado em R$260 mil”, afirmou Mário David.

Porém, o desenvolvimento que se inicia na cidade só se consolidará se o aeroporto se tornar o tão falado terminal de cargas, com a capacidade de atrair indústrias. Quatro empresas já estão em negociação com o Município com o objetivo de instalar condomínios empresariais na cidade, próximos ao aeroporto: três industriais e um comercial. 


TribunadoNorte

Robinson e Fátima usarão imagem de Lula em busca de votos



A convenção que oficializará as candidaturas do vice-governador Robinson Faria (PSD) ao governo do estado, do deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB) a vice e da deputada federal Fátima Bezerra (PT) ao Senado será realizada amanhã (29), das 9h às 13h, no Complexo Cultural da Zona Norte de Natal, no bairro Santarém.
A aliança que engloba PSD, PT e PCdoB poderá ganhar o reforço do PP, presidido no estado pelo deputado federal Betinho Rosado. O Partido Progressista também realizará a convenção neste domingo. A dúvida da aliança fica por conta desta indefinição. Apesar de Rosado ter confirmado as conversas, ainda não anunciou apoio à chapa de Robinson e Fátima.
Outro detalhe que já pôde ser observado hoje, durante a montagem do local para o evento, é que a chapa usará a imagem do ex-presidente Lula (PT) na campanha. No banner que circula pela internet, a foto do ex-presidente aparece ao lado de Fátima e Robinson. O vice Fábio Dantas ficou de fora da peça publicitária.
A aposta na popularidade do ex-presidente Lula é uma tática antiga nas campanhas do Rio Grande do Norte. No entanto, desde 2008 não tem apresentado resultados favoráveis. Naquele ano, Fátima foi a candidata de Lula à Prefeitura de Natal e perdeu a eleição no primeiro turno. Em 2010, a força da imagem do ex-presidente não foi suficiente para evitar a derrota do ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).
No pleito de 2012, na capital, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), também chegou a se colocar como candidato de Lula. No entanto, não passou nem para o segundo turno da eleição. A aposta da chapa Robinson, Fábio e Fátima é quebrar esse retrospecto desfavorável às campanhas “abençoadas” pelo líder petista no Rio Grande do Norte.


Portal NoAr

O Brasil sobrevive




A seleção brasileira passou pelo Chile nos pênaltis e com o estado psicológico no chão. O jornalista Paulo Vinicius Coelho, da ESPN, havia cantado a bola antes do final da prorrogação: “o Chile já ganhou o jogo, resta saber quem vai ganhar a vaga”.
E o Brasil ganhou a vaga graças a uma bola chilena que estourou na trave do goleiro Julio Cesar, um dos jogadores mais experientes do time e que mesmo assim foi para a decisão de bola parada se desmanchando em lágrimas.
A seleção de Felipão passou pelo Chile numa disputa dramática, após 120 minutos de jogo em que o adversário teve mais posse de bola e impôs um ritmo que levou o dono da casa a jogar no contra-ataque com seu sistema de três volantes e sem um meia de criação, já que Oscar esteve ausente.
O Brasil do primeiro tempo foi aquele mesmo dos três jogos da primeira fase, onde a presença de Neymar determina a superioridade em campo. Como o camisa 10 sumiu no segundo tempo e na prorrogação, o que vimos foi um Chile hegemônico, dominador, e com o atacante Alexis Sanchez em tarde de gala, assumindo a propriedade do Mineirão, que por pouco não mudou o nome para Mineiraço.
O fator psicológico se apresentou preocupante logo nos primeiros minutos que a seleção brasileira chegou ao estádio de Belo Horizonte. Neymar desceu do ônibus cantarolando a música que saía do headphone, lembrando o matuto que assobia na mata escura achando que espanta almas penadas.
O mais preocupante de hoje é que era apenas o Chile no campo contrário, e ainda nas oitavas. O primeiro tempo até que foi produtivo na boa atuação de Neymar e de Luiz Gustavo, e na segurança aparente dos zagueiros. Mas, foi ali mesmo, no campo defensivo, onde aconteceria o primeiro de uma série de erros do Brasil e que geraria o gol de empate de Alexis Sánchez, o dono do jogo.
O que se viu no segundo tempo e na prorrogação foi um visitante jogando como se estivesse em casa. Felipão mexeu errado no que não poderia dar certo. Fernandinho não supriu as falhas de Paulinho e cedeu lugar para quem não resolveria o problema. Aliás, William escapou de uma crise nervosa ao perder um pênalti graças à trave no chute derradeiro do Chile.
A pergunta que fica: o Brasil tem chances de conquistar o hexa? Tem. Tanto quanto a Costa Rica e a Colômbia de chegarem ao primeiro e histórico título de uma Copa do Mundo. O time de Felipão é mais frágil do que o de Dunga em 2010, disso tenho certeza. O Chile foi apenas o primeiro e o mais leve problema do mata-mata. E quem não supera os chilenos em 90 minutos, vai superar quem?
Quem vai calar o chororô de um grupo que demonstra esgotamento psicológico no começo da verdadeira guerra?


Portal NoAr

O POETA, A PENA E O POEMA

   Gostaria de com muito carinho e respeito a você leitor, deixar uma reflexão de vida e paz que com certeza vai abençoar não só a você, mais toda a sua família.



   O apóstolo Paulo diz: "Porque somos feitura dele [Deus] criados em Cristo Jesus para as boas obras....". A palavra "feitura" vem da palavra grega "poema". Vemos neste versículos de Efésios 2.10, três verdades: 1) Deus, o poeta; 2) Jesus, a pena que está escrevendo esse poema; 3) você, o poema de Deus. Nós somos ainda um poema imperfeito. O último capítulo da nossa vida ainda não foi escrito. Porém, tudo quando Deus planejou para nós, Jesus realizará em nossa vida!

Bombeiros fazem vaquinha para comprar placas de sinalização


Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte fizeram uma “vaquinha” e arrecadaram dinheiro para fazerem a sinalização da Praia de Areia Preta, alertando os banhistas dos riscos naquela área. A medida, que deveria ser de responsabilidade da Prefeitura de Natal, foi concretizad na manhã deste sábado (28).
"Colocamos as duas placas de sinalização na Ponta do Morcego e Praia do Relógio. Tudo mediante cota dos guarda-vidas", disse o Capitao Marcos Miranda. Mesmo não sendo uma obrigação para a Corporação, a implantação das placas é um pleito antigo dos bombeiros, pois impactam diretamente no trabalho dos guarda-vidas.
Com isso, cansados de esperarem pela Prefeitura, os bombeiros decidiram comprar e fixar as sinalizacoes por conta propria. Atualmente, o Ri Grande do Norte tem mais de 400 km de litoral sem sinalização.
"É interessante informar à população a importância de respeitar a sinalização e preservá-las, pois uma placa pode salvar vidas. Esses locais são considerados de alto risco de afogamento. Na Ponta do Morcego, na praia de Areia Preta, local onde ocorreram dois óbitos recentemente, foi colocada a primeira placa", destacou Miranda.
Ao saber da iniciativa dos guarda-vidas, o coronel Elizeu Dantas, comandante do Corpo de Bombeiros, disse que essa é uma atitude digna de pessoas que se doam a outras buscando um mundo melhor para todos. "Esse é o Corpo de Bombeiros. Esse é o espirito do guarda-vida", elogiou o Comandante.


Portal BO

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Mau cheiro e dejetos são jogados em lixo hospitalar, Hospital Giselda Trigueiro

   Recebi uma denúncia no més passado de alguns moradores da Rua Cônego Monte no Alecrim, que reclamam de insetos e mau cheiro causados pelo lixo hospitalar que fica ao lado do HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO, O motivo, é  que os dejetos  fecais são escoado toda Sexta Feira pela manhã e misturado ao lixo hospitalar, causando mau cheiro e muitos insetos.

Os moradores sem exceção, já fizeram uma abaixo assinado junto a secretaria de saúde para que o problema fosse resolvido, e até então nada foi feito, isso é um problema que já vem a anos, diz a dona de casa Lindalva, moradora das quintas.

   Além do mau cheiro e insetos os funcionários da empresa terceirizada que prestam serviço ao hospital, tem que passar por um serviço (Desumano, degradante e humilhante) de ter que escoar as fezes de uma das foças anexas ao hospital e juntá-las em um saco junto com o lixo hospitalar, sem nenhum tipo de proteção e material apropriado para os trabalhadores.

Existe uma estação de tratamento de esgoto que foi gasto uma FORTUNA pelo governo Rosalba e com publicidade enganosa, a estação continua parada, servindo apenas de enfeite sem que ninguém dê uma explicação ou satisfação.

                           Foto modelo não original

A gestão atual do Hospital Giselda Trigueiro tem conhecimento do fato e vê de perto o desespero de funcionários e o sofrimento de dezenas e moradores da rua Cônego Monte, segundo ela esse problema é do governo e não meu.
Funcionários e moradores ja disseram, isso vai virar um caso de policia.


Richardson Barbosa
DRT 1921/RN

Idosa de 70 anos e homem são presos utilizando documentos falsos

   Uma idosa de 70 anos foi presa, nesta sexta-feira (27), ao tentar realizar um empréstimo no Banco do Nordeste, em São Gonçalo do Amarante. De acordo com a Polícia Militar, a senhora usava documentos falsos e foi descoberta por funcionários da agência que desconfiaram e pediram a presença dos policiais.
A ação foi realizada pelo Tático 01 da Polícia Militar, sob o comando do capitão Ivison, com apoio de policiais civis de São Gonçalo do Amarante. No momento da abordagem, a idosa de 70 anos, estava na companhia de um homem.
Em razão do Estatuto do Idoso, o Portal BO irá preservar a identidade da idosa presa. Já o homem que estava com ela foi identificado como Rui Soares da Silva, de 48 anos. Os dois foram levados para a Delegacia de São Gonçalo do Amarante.


Portal BO