quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Delegados representam o RN na III Conferência Nacional de Cultura nesta quarta

Governadora Rosalba Ciarlini autoriza emissão de passagens aéreas para 30 delegados que levarão as propostas do Estado para o evento nacional..


Os delegados eleitos na III Conferência Estadual de Cultura, realizada em setembro, têm sua participação garantida pelo Governo do RN na III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá a partir desta quarta-feira e até 1º de dezembro, em Brasília-DF. De acordo com o regimento interno da CNC, os estados devem arcar com a despesa de deslocamento de sua delegação. Dessa forma, a governadora Rosalba Ciarlini se sensibilizou e atendeu à solicitação da secretária Isaura Rosado.
“Pelo processo democrático de escolha dos delegados e pelo empenho do governadora Rosalba Ciarlini em garantir a presença do RN na Conferência, é de se esperar uma brilhante participação dos nossos 30 representantes, defendendo as propostas do estado para as polícias culturais públicas”, defende Isaura Rosado. O tema geral da III CNC é “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”, tema que vem sendo debatido nas esferas municipais e estaduais.
O Sistema Nacional de Cultura é fundamentado na política nacional de cultura e nas suas diretrizes, estabelecidas pelo Plano Nacional de Cultura, e é regido pelos princípios de diversidades das expressões culturais, universalização do acesso aos bens e serviços culturais, cooperação entre os entes federados, os agentes públicos e privados atuantes na área cultural, transversalidades das políticas culturais, transparência e compartilhamento das informações, ampliação dos recursos contidos nos orçamentos públicos para a cultura, entre outros fatores.
Com base nessas premissas, os participantes da Conferência Estadual se reuniram, no evento promovido pela SecultRN/FJA em setembro, e definiram as propostas que serão levadas para o plenário do evento nacional. Para implementação do Sistema Estadual de Cultura, propõem formação e qualificação dos gestores, conselheiros e equipes técnicas para desenvolvimento de políticas culturais voltadas para o fomento da cultura, entre outras propostas.
Com relação à produção simbólica e diversidade cultural, os delegados potiguares irão propor a criação de escolas de artes para serem inseridas aos Institutos Federais, garantindo a aquisição de registro de profissional e inserção de artistas no mercado de trabalho, além de proporem a garantia de acesso à internet em todos os municípios. No eixo cidadania e direitos culturais, a delegação apresentará proposta como o mapeamento dos museus, dos bens materiais e imateriais e criação de polos regionais de cultura sustentável.
Conferência Estadual – No encontro realizado nos dias 26 e 27 de setembro, nos teatros Alberto Maranhão e Cultura Popular, em Natal, houve a participação de 259 delegados, representando 82 municípios distribuídos nas quatro mesorregiões do RN, sendo Agreste, Litoral, Oeste e Seridó. O auditório do Teatro de Cultura Popular ficou pequeno para receber a Conferência Estadual de Cultura e os representantes municipais. No total, foram contabilizados cerca de 350 pessoas de diversas regiões do Estado, interessados em conhecer o atual cenário cultural, assim como apresentar e discutir propostas, como protagonistas atuantes na tomada de decisões importantes para os rumos da cultura no Rio Grande do Norte.


Portal no Ar

Homem confessa à Polícia Civil morte de vigilante em latrocínio

Acusado já havia sido preso na semana passada, por policiais da Rocam, de posse de uma arma e de uma moto roubada



O delegado Luiz Lucena, titular do 14º Distrito Policial, ouviu na manhã dessa terça-feira (26) o acusado de praticar um latrocínio contra um vigilante no bairro de Felipe Camarão, próximo à linha férrea, crime ocorrido na manhã do último dia 05 de novembro. Kessi Jones da Silva Fraga, de 21 anos, confessou ter participado do crime para roubar uma moto.

O acusado havia sido preso na semana passada por policiais da Rocam, no bairro Planalto, de posse de uma arma e de uma moto roubada. As investigações da Polícia Civil apontam Kessi Jones como sendo uma dos autores do latrocínio. Na delegacia, Kessi Jones confessou o crime, mas negou ter efetuado o tiro que matou Paulo Francisco de Oliveira, de 56 anos, que na ocasião reagiu ao assalto.

“Ele disse que quem deu o tiro na vítima foi o comparsa dele conhecido como Tandinho, que foi morto recentemente na cidade de Macaíba, mas estamos investigando essa versão”, contou o delegado.

Segundo o delegado Luiz Lucena, a moto roubada da vítima foi vendida ao valor de R$ 500 em Macaíba. “O acusado disse que o dinheiro era para comprar roupa”, detalhou.

Com Kessi Jones foi apreendido um revólver calibre 32, que passará por exame de balística no Itep para saber se foi a mesma usada na morte do vigilante. Outra moto roubada também foi apreendida na residência dele. O delegado afirmou também que outro suspeito do crime está sendo investigado. “Não resta dúvidas que Kessi foi um dos criminosos e por isso iremos solicitar a prisão dele”, concluiu Lucena.

domingo, 24 de novembro de 2013

Três jovens são executados dentro de casa na zona Norte


A polícia registrou um triplo homicídio, na madrugada deste sábado (23), na rua João Rodrigues da Silva, no bairro de Igapó. Três jovens estavam dentro de uma residência, quando bandidos invadiram o local e mataram os rapazes na sala da casa. Foram mortos: Rafael da Silva, de 21 anos, Felipe Barbosa Pinheiro da Silva, de 20 anos, e um menor de idade ainda não identificado.
O crime aconteceu por volta das 2h30, mas somente na manhã deste sábado é que os corpos foram encontrados. O Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu uma denúncia de disparos de arma de fogo e foi até o local, mas chegando na rua indicada não encontrou ninguém.
Uma segunda ligação foi feita para o Ciosp dando conta de que existiam dois corpos na mesma rua. A viatura mais uma vez esteve lá não encontrou ninguém. Somente quando o dia clareou, os policiais foram acionados novamente e ao chegarem ao local encontrar populares na frente de uma vila, onde estavam os corpos dos jovens.
Uma jovem que estava na casa onde aconteceu o triplo homicídio disse que foi poupada pelos bandidos e trancada no banheiro. Ela só saiu de dentro do cômodo quando amanheceu o dia. A policia recebeu a informação que esses jovens eram suspeitos de vários crimes na zona Norte, como assalto a mão armada e roubo de motocicleta.

Portal BO

sábado, 23 de novembro de 2013

Ortopedista denuncia caos no Walfredo Gurgel em pedido de exoneração

Médico culpou "péssimas condições de trabalho, incompetência da direção e péssima gestão" em pedido de exoneração


O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia no Rio Grande do Norte (SBOT-RN), Julimar Nogueira de Queiroz Júnior pediu exoneração do Hospital Walfredo Gurgel utilizando de termos em tom de desabafo para justificar a opção, “péssimas condições de trabalho” e “incompetência da direção do hospital” foram algumas das causas.
“Péssimas condições de trabalho, incompetência da Direção do Hospital, péssima gestão estadual de saúde pública e a falta de responsabilidade e companheirismo dos colegas de trabalho”, escreveu Julimar Nogueira após plantão na última quarta-feira (20).


A reportagem do portalnoar.com tentou contato com Julimar que estava em João Pessoa-PB onde entraria para uma cirurgia. “Foi uma sequência de problemas acumulados que fizeram com que eu tomasse a decisão”, disse o médico ortopedista que estará de volta a Natal neste sábado.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou através da assessoria de imprensa que o pedido foi recebido e está em análise pela assessoria jurídica para os encaminhamentos legais.
A Sesap disse reconhecer as dificuldades enfrentadas na saúde pública, mas afirmou que medidas estão sendo tomadas para que o atendimento a população seja mantido de forma regular.


Entre as medidas destacadas pela Secretaria está a fiscalização do ponto eletrônico que identificou o crescimento de registros de faltas para até 760 cortes de ponto, o que gerou outros pedidos de exoneração.

Natal e São Gonçalo recebem jogos do Estadual de Futsal neste final de semana

Na região Metropolitana, no ginásio Manoel Targino, em Jardim Lola, São Gonçalo, com 13 jogos pelo Campeonato Estadual das categorias de base da Federação de Futsal.


O torcedor do futsal potiguar em Natal e São Gonçalo terá um fim de semana recheado de partidas para acompanhar. Na região Metropolitana, no ginásio Manoel Targino, em Jardim Lola, São Gonçalo, com 13 jogos pelo Campeonato Estadual das categorias de base da Federação Norte-rio-grandense de Futsal.


O Sub-11 abre a rodada com dois jogos; logo depois, mais dois jogos do Circuito Estadual Correios Sub-15. As equipes da categoria Sub17 entram em quadra a partir das 11h para cinco jogos pelo Circuito Estadual Correios.
O Estadual Sub-20 encerra o dia com quatro jogos. Ainda no sábado, a partir das 17h30, conta com mais quatro jogos no ginásio Senador Luís de Barros, em Santo Antônio, também em São Gonçalo, pela categoria Adulto Feminino.
As mulheres voltam à quadra no domingo, a partir das 10 horas, no mesmo local, com três jogos, no mesmo ginásio.
Zona Norte
Também tem jogos das categorias de base no domingo, só que no ginásio Nélio Dias, Zona Norte de Natal. A final do Sub-11 abre a rodada, às 9 horas.  Na sequência, tem as quartas de final da categorias Sub-15, as semifinais do Sub-20 e as quartas de final do Sub-17.
“Essa é uma categoria interessante, porque é aqui que tudo começa. É nesta categoria que a criança começa a entrar no clima de competição. Mas, aqui, o futsal ainda tem seu lado lúdico e educativo”, comentou Clóvis Gomes, presidente da FNFS.

Casal é preso com bananas de dinamite em berço de criança


Policiais da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divpoe) prenderam um casal, nesta sexta-feira (22), e apreenderam 22 bananas de dinamite. Os explosivos estavam escondidos embaixo de um berço de criança. O flagrante foi feito na cidade de Mossoró, após um trabalho investigativo.
Foram presos Francisco Antônio Batista da Silva, de 21 anos, e Paloma Diniz Oliveira, de 20 anos. O delegado Renato Oliveira, que comandou a ação, informou que Francisco tem dois mandados de prisão em aberto e teria confessado que os explosivos seriam usados em arrombamentos de caixas eletrônicos de bancos.
Além das dinamites, os policiais civis apreenderam um rolo de fio detonador, balaclaves e uma balança de precisão. Ainda segundo o delegado Renato Oliveira, Francisco Antônio é suspeito de integrar uma quadrilha que atua em assaltos a bancos na região Oeste do Rio Grande do Norte.


Portal BO

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Em encontro estadual do PR, Deputado Federal João Maia anuncia rompimento com governo Rosalba


Neste momento saiu o anuncio através do Presidente Estadual do Partido da República-PR Deputado Federal João Maia anunciando o rompimento com o governo Rosalba Ciarlini do DEM.  O deputado justificou em suas palavras que o governo do DEM é um governo isolado e sem projetos. A sua decisão foi acompanhada por unanimidade de todos. 
Lideranças políticas que estiveram presentes no encontro, em seus discursos, apoiaram o rompimento alegando dificuldades enfrentadas pelos municípios e principalmente, defenderam o projeto do PR de candidatura ao governo através do Deputado Federal João Maia.
A Rádio Cabugi do Seridó esteve presente no encontro transmitindo tudo ao vivo direto de Natal

Operação de combate ao tráfico prende 8 suspeitos em São José do Campestre



Quatro homens foram presos e dois menores apreendidos na noite da última quarta-feira (20) suspeitos de tráfico de drogas e de realizar vários assaltos na região Agreste do Rio Grande do Norte  no município de São José do Campestre, a 97 quilômetros de Natal. Outros dois menores foram apreendidos na manhã de ontem quinta-feira (21) na mesma cidade. A operação contou com policiais militares da Tangará e São José de Campestre, além do apoio do Grupo Tático Operacional (GTO) de Santa Cruz.
De acordo com o capitão Adalberto Roure, comandante da operação, a quadrilha vinha sendo monitorada há alguns dias. Ele relatou que os suspeitos eram apontados como responsáveis por vários crimes nos municípios de São José do Campestre, Tangará e Serra Caiada. "Eles vinham realizando assaltos aos comércios desses três municípios, sempre com a mesma característica. Ontem (quarta-feira, dia 20) eles realizaram um assalto em dois mercadinhos em São José de Campestre e foram se esconder em uma casa que nós acreditamos que tenha sido alugada por eles", disse.
Ainda de acordo com o capitão, os moradores do município informaram a Polícia Militar sobre a constante movimentação na casa. "Os moradores notaram que haviam muitas pessoas desconhecidas no imóvel. Fizeram a denúncia e nós descobrimos que eram eles", disse Roure.
Com a quadrilha foram encontradas armas, munição, pequenas quantidades de maconha e crack, além de R$ 100. Ao entrar na casa, a polícia conseguiu capturar seis suspeitos. Outros três conseguiram fugir, sendo que dois foram pegos na manhã de quinta. Ambos são menores.
De acordo com o policial militar, a expectativa é que a maior parte da droga possa estar com o suspeito que está foragido. "Com os que pegamos encontramos um revólver calibre 32, uma espingarda calibre 38, além de drogas e munição. Quando pegamos os dois menores pela manhã encontramos mais drogas e armas. Acreditamos que a quantidade maior de drogas e armamento esteja com o que conseguiu fugir".
Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Tangará, onde ficarão à disposição da Justiça.

Homem é preso depois de atirar na Rocam


Segundo me contaram José Elvis Cordeiro Cândido não gosta dos caras da Rocam (os policiais militares das motocas pretas).
Não sei porque, mas não gosta. Tanto que semana passada – assim eu soube – ele viu três rocanianos em frente ao North Show – na estrada da Redinha – e resolveu aprontar. Foi em casa, pegou um berro, se escondeu do ladinho do Ero’s Motel e meteu bala nos caras. Rapaz…
Na hora os PMs revidaram, meteram o pé atrás mas não teve jeito, Zé Elvis escapou.
Hoje a Rocam voltou.
Tchan! Surpresa!
Os caras descobriram que o moleque doido é da favela do Mosquito, no Igapó, e fizeram uma operação por lá para ver qual é. Acabaram encontrando o suspeito em uma boca-de-fumo com maconha, balança de precisão e mais uma penca de coisa. Resultado: cana. Cana dura. Muito dura. Duríssima.


Portal no ar

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Policiais do RN se capacitam para atuar como batedores durante a Copa


Policiais Militares do Rio Grande do Norte passam por um treinamento de capacitação para batedores, que irão atuar na Copa do Mundo de 2014. Ao todo, 30 policiais irão passar pelo curso, que visa preparar os agentes para realizar escolta de delegações e autoridades dos países que virão ao país durante o Mundial do próximo ano. O curso -  que começou no dia 11 de novembro e vai até o dia 29 - é uma iniciativa da Secretaria da Estadual de Grande Eventos (Sege) e do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).
De acordo com o major Raimundo Florêncio Silva Júnior, responsável pelo treinamento, o curso terá participação de homens da Polícia Rodoviária Federal, Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do próprio CPRE. As aulas acontecem no 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, em Natal.
Segundo o major, será criada uma central de escolta que vai atuar durante a Copa do Mundo, auxiliando as delegações que estiverem em Natal. "Vamos criar essa central de escolta na própria Arena das Dunas. Toda a parte de deslocamento das delegações e autoridades será feita e monitorada por essa equipe que está em treinamento", disse Florêncio.
Ainda de acordo com ele, a atuação do grupo vai ocorrer tanto durante as partidas quanto durante os treinamentos e atividades extras das delegações, que deverão ser solicitadas previamente "Cada delegação terá uma pessoa responsável por fazer esse contato com a equipe. O deslocamento para jogos, treinamentos e até mesmo possíveis passeios das delegações que vierem a Natal serão feitas por essa equipe".
Após o curso, os policiais deverão participar dos eventos-teste da Arena das Dunas, que irão acontecer antes da Copa do Mundo. Natal vai receber quatro partidas da Copa de 2014, sendo que o segundo jogo do Mundial, no dia 13 de junho, acontece na capital do RN.

Motos de 50 cilindradas ( cinquentinha ) terão que ser cadastradas


Foi aprovado, por unanimidade na Câmara dos Vereadores do Recife, o Projeto de Lei (PL) que tem como objetivo o cadastro e o licenciamento das motocicletas 50 cilindradas, conhecidas como “cinquentinhas”. O PL foi aprovado na tarde desta segunda-feira (11).


A taxa de cadastro do veículo será de R$ 10 e deverá ser feita na Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para obtenção do Certificado de Registro. Além dos requisitos necessários ao cadastro, os ciclomotores e seu proprietário ficam sujeitos ao atendimento das exigências da legislação nacional de trânsito, entre elas, as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e portarias do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Detran ficará responsável por emplacamento e fará a vistoria dos veículos.
Os vida loka vão pirar, acabou a mordomia

Como prevenir o uso de drogas pelos jovens?

É muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dá prazer - e a droga, antes de qualquer outra coisa, é algo que oferece prazer imediato.

Por causa disso, fazer terrorismo com histórias macabras ou exagerar na descrição dos efeitos das drogas só piora as coisas: a maioria dos jovens são melhor informados sobre drogas do que os próprios pais, mesmo quando não são usuários. Portanto, a preveção ao uso de drogas começa muito antes.


Para o psiquiatra Flávio Gikovate, a prevenção passa necessariamente por um tipo de educação não apenas aberto ao diálogo, mas também à independência. "O tipo de educação que se vê hoje cria adolescentes fracos. E um ser imaturo, sem paixão, que não consegue enxergar a vida com seriedade, é altamente predisposto à influência do meio".
Mas este "meio" não são apenas os amigos, embora a pressão do grupo seja um fator importante, ainda mais nesta idade: "Os exemplos que o adolescente tem em casa também contam muito. 

Muitos deles ouvem discursos que os incentivam à responsabilidade e ao auto-controle, por exemplo, mas vêem os pais comendo compulsivamente, bebendo, ou fazendo coisas irresponsáveis. Isto não significa que os pais estejam sendo levianos ou mal intencionados, mas é importante que os pais observem a coerência entre o que dizem e o que fazem".
Incentivar os filhos a terem uma vida saudável e produtiva, portanto, é a melhor forma de mantê-los longe das drogas e de outros tipos de dependência, como a do consumo, do jogo e tantas outras. 



Dar-lhes suporte afetivo e cuidar de sua auto-estima são tarefas muito mais complexas, mas também mais eficazes tanto para evitar o problema das drogas, quanto para formar adultos mais corajosos e conscientes de si mesmos.



Richardson Hill

Quais consequências jurídicas podem sofrer autores de um linchamento?


Atualmente, não é difícil ver em noticiários várias pessoas reunidas praticando linchamento contra um criminoso pego em flagrante ou até mesmo ao suspeito da prática de um crime horrendo. A verdade é que as pessoas muitas vezes estão imbuídas de um sentimento de impunidade e, por vezes, querem “fazer a justiça por suas próprias mãos”.
Mas a final, qual consequência jurídica que os autores de um linchamento poderão sofrer?
No nosso sistema jurídico, o Estado, através do poder Judiciário, é o único legitimado a punir, devendo sempre observar o devido processo legal e assegurar a ampla defesa ao acusado da prática do crime. Como se vê, a prática do linchamento não compactua com o direito estabelecido pela Constituição Federal, e, por isso, se reveste de ilegalidade.
Na maioria das vezes, os linchamentos ocorrem em grupos de pessoas que ao se depararem com um criminoso em flagrante delito, conseguem apreende-lo e assim desferem vários tipos de agressões, podendo estas ocasionarem lesões corporais desde as leves as mais graves, ou ate mesmo resultar na morte da vítima do linchamento.
Hoje, são inúmeras as formas de identificar as pessoas participantes deste deleito, uma vez que geralmente ocorrem em lugares públicos, e quase sempre são registrados por câmeras e pessoas, que podem servir como provas.
Com isso, o participante agressor de um linchamento, poderá ser responsabilizado pelas lesões ou resultado morte ocasionado à vítima, sendo indiciado em inquérito policial, e, por conseguinte, responder a processo criminal que apurará a sua participação no ocorrido.
Diante do explanado, a orientação mais adequada, é que se alguém da população conseguir apreender um elemento na prática de ação criminosa, poderá prendê-lo em flagrante, devendo de imediato comunicar a autoridade policial para que esta possa conduzir o flagranteado até uma delegacia de Polícia mais próxima, e assim se possa lavrar o respectivo auto de prisão.


Mais três homicídios agora de manhã na Grande Natal


Foi quase ao mesmo tempo, em Parnamirim e em Macaíba.
Na primeira cidade dois irmãos iam saindo de casa no bairro Rosa dos Ventos, quando bandidos já os esperavam na porta. Os irmãos estavam em cima de uma motocicleta e foram executados a tiros. Os dois morreram na hora. Vizinhos contam que eles estavam morando no local há apenas três dias.
Já em Macaíba o crime ocorreu sob a passarela da BR-304. Edriano Trajano de Araújo, de 27 anos, foi assassinado com diversos tiros. Segundo um policial com quem conversei, ele era acusado de tráfico de drogas e homicídio.

Portal no ar

PM sofre atentado e bandido morre depois de perseguição


Um soldado do Batalhão de Choque foi baleado na noite de ontem durante uma tentativa de assalto no conjunto Cidade das Rosas, na zona Norte.
Eram por volta das 22h, quando quatro homens em um Uno prateado chegaram à lanchonete do soldado Ribeiro. Durante a ação o PM reagiu e acabou sendo baleado no pescoço.
Os bandidos fugiram mas foram perseguidos por uma guarnição até uma fábrica localizada ali no distrito Norte, já em Extremoz. Houve troca de tiros e um dos criminosos foi atingido com um tirambaço na cuca, indo conhecer mais o padrinho dele, o Capiroto. Os o=outros três bandidos se embrenharam em um matagal e conseguiram escapar.
O soldado Ribeiro foi cirurgiado e passa bem.

Portal no ar

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O Potiguar I está desativado


A Secretaria Estadual de Segurança Pública está sem o seu único helicóptero, o Potiguar I, desde agosto deste ano. Isto porque o governo está devendo valores referente aos serviços de manutenção. A assessoria da Secretaria informou que a aeronave Potiguar I foi levada a Fortaleza para a instalação de um imageador aéreo. O aparelho de alta tecnologia é destinado à Copa do Mundo de 2014 e possui capacidade de operação diurna e noturna, sensor infravermelho e sistemas de mapas digitais integrados.
Já houve uma reunião com entre o secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, e o secretário de Planejamento e Finanças, Francisco Obery Rodrigues, para tratar da quitação das dívidas. Com a indefinição sobre a liberação dos recursos para pagar as manutenções, o helicóptero segue parado em Fortaleza. A instalação do imageador aéreo também não tem data definida pelo Governo Federal.

Portal no ar

1º Circuito Gastronômico de Natal começa esta quinta-feira; veja programação

A programação será gratuita e incluirá palestras para o público, oficinas interativas, cozinha ao vivo, degustações e quiosques de especialidades.


A cozinha do Rio Grande do Norte e seu caldeirão de sabores realçados pelo encontro das culturas indígena, ibérica e africana, será tema de um diálogo para lá de saboroso. A partir desta quinta-feira e até domingo, acontece o I Circuito Gastronômico de Natal. O evento, promovido pela Prefeitura do Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes, integra o calendário do Roteiro dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN e abrange vários bairros de Natal, em atividades de qualificação profissional, entretenimento e valorização da gastronomia potiguar.
Dividida em polos de atividades, a programação será gratuita e incluirá palestras para o público, oficinas interativas, cozinha ao vivo, degustações, quiosques de especialidades e concursos.
O circuito também integra festivais parceiros, como o 10º Festival Pratodomundo, no Beco da Lama e Adjacências, que terá início dia 16; e o Circuito Festa do Camarão, realizado pela Abrasel nos restaurantes da cidade, até dia 31 de dezembro.
O Circuito contará com o apoio da Sectur-Secretaria Municipal de Turismo, Semsur – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e terá parcerias de SEBRAE/RN, SENAC/SESC, Abrasel-RN, Flor de Sal-Cinsal, TecNox, Lojão das Carnes, Consulado de Portugal (Uccla) Canessa & Montanares, Alimenti, Multibar, Supermercado Nordestão, São Braz. A produção do Circuito é da Lógica Eventos Culturais e Funcarte; e os festivais parceiros terão realização da Sociedade dos amigos do Beco da Lama e Abrasel.
Programação
O início das atividades será na Praça das Flores (Petrópolis), com a cozinha ao vivo e o pavilhão de quiosques para degustações e o concurso “Duelo dos Curiosos”.
Mais atividades no Morro de Mãe Luíza, com oficinas para a comunidade e o concurso de culinária caseira “Prato de Mãe”. Também está programada uma oficina no Mercado do Peixe sobre manipulação do pescado, cortes e produtos com potencialidades gastronômicas. E visita com oficina na Feira do Alecrim. No Beco da Lama, a programação terá oficinas no sábado, a partir do dia 16.
A “Cozinha Show” e os quiosques de degustação serão montados na Praça das Flores. Todos as tardes haverá o duelo de curiosos, um concurso com pessoas da cidade que adoram cozinhar. À noite, haverá oficinas com chefs profissionais do RN e de outros estados e de Portugal. A tenda tem capacidade para mais de 200 pessoas. O pavilhão vai estar equipado com mesas e cadeiras para degustações na Praça.
Os temas das oficinas giram em torno da cozinha autoral brasileira, ingredientes frescos, da preservação dos sabores e saberes, a valorização dos ingredientes nativos, além de histórias e origens das culinárias nordestinas (sertão e litoral), brasileira e suas conexões com Portugal.
Entre os nomes confirmados está a renomada chef e pesquisadora paulista Ana Luíza Trajano (Brasil à Gosto), um dos mais importantes nomes da cozinha autoral genuinamente brasileira. Ela participa de oficina e também vai autografar seu novo livro “Cardápios do Brasil” (editora Senac), fruto de uma pesquisa que durou mais de sete anos e várias expedições pelo Brasil.
Também farão oficinas o chef português Paulo Matos (Aquapura Douro Valley) e a enóloga e produtora portuguesa Jacira Matos. No encontro das culinárias nordestina e portuguesa, a pesquisadora e chef Adriana Lucena fará palestra sobre as heranças da culinária potiguar.
De Pernambuco virá o chef Douglas Van Der Ley (“É!”). De Minas Gerais, o chef Marco Tullio Abras. De Natal, estão confirmadas as oficinas de Tadeu Lubambo, François Schimtt, Cacau Wanderley, Nito Avelar, a sommelier Adriana Dall Onder, Totoia, bartender Gueto, entre outros.
O evento conta com a coordenação de Walde Faraj e o cerimonial da cozinha será conduzido pelo Chef Arthur Coelho (noite) e Gabriel Camilo (tarde).
O Circuito Gastronômico de Natal vai envolver profissionais que atuam em vários segmentos da cadeia produtiva da gastronomia potiguar, além de incorporar a ações de entidades que já promovem o fomento e melhoria do setor.
I CIRCUITO GASTRONÔMICO DE NATAL
Quinta-feira, dia 14 – Praça das Flores
- 19h às 20h
Abertura do Circuito Gastronômico de Natal
- 20h20 às 21h20
Palestra 1: “Cervejas Gourmet”
Fabiana DallOnder (Mestre cervejeira e sommelière)
Paranaense radicada em Natal, bacharel em turismo, formada pela Escuela Argentina de Sommeliers, em Buenos Aires, com título outorgado pela Escuela Superior de Hoteleria de Barcelona, Fabiana é consultora na área de  vinhos e cervejas. Ela falará sobre o vasto universo das cervejas artesanais e sua aplicação na gastronomia.
- 21h40 às 22h40 – Cozinha show
Oficina 1: “A cozinha viva de Tadeu Lubambo”
O chef do Camamo de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, é autodidata e cozinha desde os 15 anos. Antes de ser dono de restaurantes (Camamo e há alguns anos o Beijupirá-PE), foi repórter fotográfico, por mais de 20 anos, da extinta revista Manchete. No seu refúgio em Tibau do Sul, pratica uma gastronomia criativa, exótica e fusion contemporânea, com ênfase nos ingredientes nordestinos em diálogos com outras cozinhas. Foi eleito em 2010 e 2011 como um dos cinco melhores restaurantes do Brasil, sendo o melhor do nordeste, pelo Guia Quatro Rodas. Em 2012, foi homenageado no Festival de Tiradentes-MG.
- 23h00 à 0h – Cozinha Show
Oficina 2: “Cozinha de aconchego”
Chef Cacau Wanderley (A Cozinharia)
Cacau Wanderley nasceu em Natal, mas ainda pequena foi morar em Brasília e depois no Rio de Janeiro, pois o pai era funcionário do Banco do Brasil e atuava como implantador de agências. Conheceu a gastronomia quando foi comissária de bordo. É mestre em Administração, docente do curso superior de gastronomia e hospitalidade da UnP. Atualmente, comanda a quatro mãos (com o chef Gabriel Camilo) o restaurante de ‘confort food’ A Cozinharia. Trabalha basicamente com produtos orgânicos e transforma seu espaço em ateliê, sendo adepta da cozinha sustentável.
Sexta-feira, dia 15 – Praça das Flores
19:00 às 20:00  - Tenda
Palestra: “Comidas daqui e d’além mar”
Adriana Lucena (Chef e pesquisadora)
As raízes da gastronomia do Rio Grande do Norte e a relação existente ate hoje com Portugal será o tema de sua palestra. Adriana é mestre em Política Agrícola pela Faculdade de Direito de Lisboa. Viveu quatro anos em Portugal, e pesquisou, paralelamente, a relação da gastronomia do semiárido nordestino à das regiões das Beiras. Estuda o seminário nordestino com especial atenção para a questão dos queijos artesanais. É chef de cozinha do Taiá Bistrô e ativista do Movimento Slow Food.
20h20 às 21:20 – Cozinha Show
Oficina 1: Chef Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto, São  Paulo-SP)
“Baião de três Frutos do Mar com leite de coco e crocante de coco”
Idealizadora do projeto Saberes do Brasil, iniciou em 2003 um trabalho de pesquisa sobre a cultura e a gastronomia brasileira. Percorreu o país em busca de mais conhecimento, de formas de preparo, de ingredientes e da importância cultural de cada prato. Fez imersões em mais de 400 cidades em 20 dos 26 estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Norte (com ênfase no Seridó).
Tenda
Lançamento: Livro “Cardápios do Brasil” (Editora Senac), da chef Ana Luíza Trajano
A obra é fruto de dez anos de viagens da chef por mais de 7 Estados brasileiros – entre eles Minas Gerais, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul. Em 8 anos desde a inauguração de seu restaurante, especializado em cozinha brasileira, Trajano foi a 28 expedições em busca de novos ingredientes para realizar uma imersão na cultura gastronômica brasileira. Um total de 44 páginas são destinadas a um catálogo com 167 ingredientes brasileiros. O livro também apresenta 15 cardápios servidos no restaurante desde sua existência. E se completa com seções dedicadas a resgatar os processos culinários artesanais de produção, uma vez que muitos deles estão se perdendo. A chef e pesquisadora também lançou Brasil Agosto (Editora Melhoramentos).
[Sessão de autógrafos do livro na tenda]
21:40 às 22:40
Oficina 2: Chef Nito Avelar
Chef paraibano radicado em Natal, Nito tem larga experiência na consultoria de restaurantes. Já passou temporadas fora do Brasil e participou dos principais eventos gastronômicos da região.
23:00 às 00:00
Oficina 3: Chef MarcoTúllio Abras (MG)
A tradição na cozinha vem da família e sua culinária é herdeira dos grandes fogões de Minas Gerais. Chef Marco Tullio é proprietário do Chefs Buffet Betim, também atua como relações públicas da ONG Juca, onde são desenvolvidos vários trabalhos sociais ligados à gastronomia e sustentabilidade. Ele relata que é possível explorar produtos brasileiros e é um amante deles, segue a linha slow food que é a preservação e valorização dos nossos ingredientes. Participou de vários festivais como Serra Negra – SP, Petrópolis Gourmet – RJ, Tiradentes – MG, Equipotel – PE, e trabalhos realizados com chefs renomados como Ivo Farias – MG, Vittorio Seritelli- Italia, Lucius Pompilli renomado Michelin -Italia.
Sábado, dia 16 – Praça das Flores
19:00 às 20:00
Palestra: Enóloga Jacira Matos (Portugal)
Enóloga chefe e proprietária da Sociedade Agrícola Quinta do Vale do Buza – Lamego. O lugar é considerado a capital da Região de Turismo do Douro Sul e epicentro na produção de vinhos licorosos e espumantes
20:20 às 21:20
Oficina 1: “Sabores do Douro”
Chef Paulo Matos, (Portugal)
Chef executivo do Almapura e Vale Abraão, do Hotel Aquapura Douro Valley. O chef é criterioso na escolha dos ingredientes,  privilegiando a sazonalidade e a origem local dos produtos. Iniciou a sua carreira profissional em restaurantes e hotéis na zona de Braga.
21:40 às 22:40
Oficina 2: Chef. François Schmitt
“Bobagem de Camarão”
Chef francês radicado no RN há mais de 15 anos, com 23 anos de carreira e passagens por vários estados como consultor e chef. Presta consultoria ao restaurante Camarões Potiguar. François vai preparar uma receita com o camarão potiguar, utilizando ingredientes orgânicos e 100% potiguares. A ideia é resgatar a cozinha local. Como todo bom francês, levanta bandeira de preservação dos modos de fazer ancestrais e pretende reforçar o uso da panela de barro e da colher de pau como elementos fundamentais para a cozinha regional.
23:00 às 00:00
Oficina 3: Douglas Van Der Ley – Chef (Pernambuco)
O mais contemporâneo e ousado entre os chefs nordestinos, Van Der Ley faz uma cozinha lúdica, reinventando a culinária nordestina e dialogando com outras culturas. Neto de holandeses, que fez fortuna com a cana-de-açúcar, começou a cozinhar graças ao hábito comum a todos de seu círculo familiar. Estudou gastronomia na Le Cordon Bleu, em Paris, e estagiou com o renomado chef espanhol Ferran Adriá, no El Bulli. Antes de ser chef, atuou como comissário de bordo e teve a oportunidade de viajar pelo mundo. Foi dessa experiência profissional que encontrou a inspiração para seguir carreira. A estreia aconteceu com o Okinawa, um restaurante japonês que revolucionou Recife e lhe rendeu os primeiros prêmios.  Hoje, comanda a cozinha do E!, em Recife. Para ele, o uso de um ingrediente não pode ficar limitado ao básico e óbvio.
Os  intervalos tem tolerância de 20 minutos para o pré-preparo
Sábado, dia 16 – Praça das Flores
18h – Cozinha Show/Tenda
Oficina infantil com Eva Ferreira
Tendas de especialidades (todos os dias, a partir das 18h)
Praça das Flores
Tenda de drinks –  Gueto (Bartender e mixologista)
Tenda do cafezinho – São Braz
Tendas de comidinha: cortes e grelhados – Chef Rodrigo Santana
Tenda de comidinhas:  Portugal:  Chefs Jorge Sequeira e Elideuma Marinho (Real Clube do Bacalhau)
Tenda de comidinhas: cozinha regional – Totoia
Tenda de comidinhas: raízes  - Chef Walter Dantas
Tenda: cozinha de boteco- Chef Ítala Selda (Ateliê Culinário)
Tenda de vinhos- Canessa e Montanares e Mediterrâneo Buffet
Concurso: Duelo dos curiosos – Tenda/Cozinha Show
Sexta-feira, dia 15
Das 15h às 16h
Flávio Araújo e Carlos Maia
Das 16:20 às 17:20
Edson Faustino x Marco Antônio Gurgel
Das 17:40 às 18:40
Getúlio Soares X ajudante

Sábado, dia 16
Das 15:00 às 16:00
Ivanoide Maia x Gerson
Das 16:20 às 17:20
Fred Queiroz x assistente

Das 17h40min às 18h40min
Alexandre de Paula e André de Paula

Domingo, dia 17
Das 15h00min às 16h00min
Mucio Sá X Assistente

Das 16h20min às 17h20min
César Revoredo x Simone Farret

18h – Oficina infantil
20:00 Resultado do concurso

OUTRAS ATIVIDADES E FESTIVAIS PARCEIROS
15/11/2013 – Sexta-feira
10h – Mercado do Peixe/Rocas
Oficina: Manipulação, cortes, aproveitamento do pescado e ingredientes da pesca
Participação SEBRAE/RN e chefs
15/11/2013 – Sexta-feira
15h – Mãe Luíza
Concurso: Prato de Mãe/Culinária Caseira
16/11/2013 – Sábado
10h Feira do Alecrim
Oficina: Chefs na Feira
Cozinha de minuto, compras e ingredientes
Participação: Chefs e Lógica Eventos
16, 23 e 30 de novembro – Sábados
10 Festival Pratodomundo – Centro Histórico, Cidade Alta
Promoção: Samba (Sociedade dos amigos do Beco da Lama e Adjacências)
.Oficinas
.Shows musicais
.Chef consultor: Alexandre Gurgel
Oficina 1: Prato:  Viajando o Sertão
Baião de todos: linguiça do sertão, arroz da terra, feijão verde, queijo coalho e manteiga do sertão.
Oficina 2: Prato: Descarado de Carne de Sol
Carne de sol desfiada na nata com purê de macaxeira.
Oficina 3: Prato: Paçoca de Charque
Guarnecida por banana da terra salteada na manteiga do sertão.

BARES / RESTAURANTES PARTICIPANTES DO PRATODOMUNDO
Bar e restaurante do Pedrinho
Bar Inverno e Verão
Bar e restaurante de Nazaré
Bardallo´s comida & Arte
Bar e restaurante do Zé  Reeira
Bar encontro dos Boêmios
Bar do Coelho
UTI do Caldo

08/11/2013 a 31/12/2013
I Circuito Festa do Camarão – Abrasel/RN
Restaurantes da Cidade

Créditos
Promoção: Prefeitura de Natal
Através da Funcarte – Fundação Capitania das Artes
Apoio: Sectur-Secretaria Municipal de Turismo, Sensur – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
Parceiros: SEBRAE/RN, SENAC/SESC, Abrasel-RN, Flor de Sal-Cinsal, TecNox, Lojão das Carnes, Alimenti, Multibar, Consulado de Portugal (Ucla) Canessa & Montanares, São Braz Nordestão
Produção Circuito: Lógica Eventos Culturais e Funcarte
Festivais Parceiros
Produção do Festival Pratodomundo: Samba
Produção do Festa do Camarão: Abrasel

Portal no Ar