terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Pastor reescreve a Bíblia em uma linguagem “freestyle”

O projeto recebeu o nome de Bíblia Freestyle e já tem 14 capítulos do livro de Mateus reescritos.


O pastor Ariovaldo Carlos Júnior, da Igreja Manifesto Missões Urbanas em Uberlândia (MG), lançou um projeto para mostrar o Novo Testamento de uma forma muito diferente: usando a linguagem moderna e com um pouco de humor.
Todos os dias ele posta no site www.bibliafreestyle.com.brum capitulo novo contando a mesma história, mas de uma forma de fácil entendimento fazendo algumas ressalvas para que os leitores possam compreender o fato narrado.
Para descrever o estilo de João Batista, por exemplo, o pastor Ariovaldo explicou que ele se vestia como os roqueiros do Sex Pistols. “João usava umas roupas ao estilo Sex Pistols. Peles de camelo e cinto de couro (provavelmente com spikes). E foi o pioneiro nesse papo de vegetarianismo, pois só comia mel e gafanhoto (que na verdade não é um inseto real, mas um tipo de grama que pula).”
Outro ponto que ganhou uma atualização para ajudar o leitor a visualizar a história foi o capítulo 14 de Mateus, quando Jesus multiplica os pães e alimentou 5.000 homens.
“No final todo mundo comeu até virar os zóio e ainda sobrou um montão. Mais de cinco mil pessoas comeram o Mc Lanche Feliz que Jesus providenciou.”
Bíblia Freestyle já atraiu muitos leitores que podem comentar os textos e interagir com o pastor.

2 comentários:

  1. A ESCRITURA SAGRADA É DE MEDIANA CLAREZA E FALA POR SI! Vou mostrar aqui um pequeno texto de mateus 9 da bíblia freestyle:

    Os religiosos já (ficaram putos) da vida com a atitude de Jesus, pois desconheciam quem ele era e por isso pensavam que não teria moral suficiente com Deus pra fazer este tipo de coisa. Como Jesus sacou no ato a malandragem da galera, já retrucou: "Aí cambada... o que é mais fácil? Eu perdoar esse cara por todas as coisas que ele fez na vida ou fazê-lo andar novamente, sem cadeira de rodas? Pra ninguém gritar truco quando eu falo as coisas, vou deixar bem claro pra vocês. Malandro... levanta e volta pro lugar de onde veio."

    Se nos observarmos iremos ver muitas palavras de baixo escalão eu, por exemplo, vi varias palavras no livro de Mateus como a que está ali em cima ( FICARAM PUTOS) ou ( MALANDRAGEM) (ESCROTO) etc...

    Apocalipse 22:18-19 está escrito:

    Por que eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro.E, se alguém tirar qualquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o pastor não acrescentou coisa alguma no texto. Apenas se utilizou de uma ferramenta textual chamada paráfrase. Irandé Antunes a chama de recurso de repetição.

    "A paráfrase acontece sempre que recorremos ao procedimento de voltar a dizer algo que ja foi dito antes, porém com outras palavras, como se quiséssemos traduzir [...] ou explicá-lo melhor, para deixar o conteúdo mais transparente, sem perder, no entanto sua originalidade conceitual".
    (Antunes, 2005, p.62)

    ResponderExcluir