quarta-feira, 21 de maio de 2014

Omissão de socorro em Hospital Giselda Trigueiro deixa usuários indignados

   No começo do més de abril de 2014 um funcionário de uma empresa de cartuchos ao fazer uma entrega no CRIE, órgão de vacinação do Giselda Trigueiro, passou mal próximo a cancela que da acesso a saída de veículos do estacionamento do hospital.
  
Na ocasião, vigilantes do plantão ao ver o jovem cair da motocicleta prestaram socorro levando o mesmo ao (Pronto Socorro) no local, desde então, o rapaz foi atendido passando pela triagem que o diagnosticou dizendo que o mesmo estava com 39°C febre e a pressão um pouco acima do normal, mesmo assim, depois de passar pelas enfermeiras de plantão elas não quiseram que o mesmo fosse visto ou avaliado pelos médicos. O Rapaz ainda debilitado e sem força foi orientado a ir ao Hospital Santa Catarina localizado na zona note de natal.

Segundo o jovem as enfermeiras passaram dipirona só que o mesmo não podia tomar por ser alérgico ao medicamento que lhe foi passado, é importante frisar que o paciente estava enfraquecido e debilitado, segundo o hospital ele teria que procurar um (Hospital Geral) pelo fato do problema dele não ser lá e por que não o mandaram em uma ambulância já que o mesmo não tinha condição nem de andar direito.

Inadmissível o modo em que a saúde pública tem tratado pessoas que precisam de ajuda como esse rapaz que teve que passar por tão grande constrangimento em sua fraqueza física.
Os  vigilantes envolvidos no fato tiveram que ser ouvidos pela direção do hospital e até punidos por ter prestado socorro e ter tomado uma atitude humanitária ao ter colocado uma (PESSOA DOENTE)  pra dentro do Pronto Socorro.

Enquanto isso familiares e amigos de (ALGUNS)  funcionários do Hospital Giselda Trigueiro tem entrado com facilidade para ser atendidos, alguns com febre, outros com dores de cabeça outros até mesmo com ressaca mais são atendidos tranquilamente e sem qualquer dificuldade. O descaso e falta de respeito ao próximo tem sido constante não só lá mais na maioria dos hospitais do nosso RN. 

Centenas de usuários do hospital tem reclamado diariamente na ouvidoria do Giselda Trigueiro que até então não tem resolvido absolutamente nada diz a dona de casa Ivone dos Santos que reside no município de Jucurutu RN que precisou tomar uma benzetacil e  teve que voltar doente pra sua cidade enquanto primos, amigos, irmãos de funcionariam usufruem dos medicamentos do hospital.

RN registra mais de 600 homicídios em cinco meses

O Conselho Estadual de Diretos Humanos e Cidadania do Rio Grande do Norte apresentou, nesta semana, os novos números de homicídios registrados no Estado nos primeiros cinco meses de 2014. O relatório mostra dados colhidos de 1º de Janeiro a 7 de Maio deste ano e revela um quadro preocupante da violência, principalmente na capital. 

O mapeamento dos crimes violentos letais intencionais aponta a cidade de São José do Mipibu como o município de maior índice, com 51,95 homicídios a cada 100 mil habitantes.
São Gonçalo do Amarante vem em segundo lugar, com 28,36 homicídios, seguida de Parnamirim, com 21,79, e Natal em quarto lugar, registrando 24,48 homicídios a cada 100 mil habitantes. Municípios que não fazem parte da região Metropolitana, como Assu e Baraúna, tiveram um aumento nos casos de homicídios. Já em Mossoró, os números praticamente não mudaram.

Em 2013, foram seis registros de assassinatos em Assu, neste mesmo período. Em 2014, doze pessoas já foram vítimas de homicídio. Em Baraúna, os casos saíram de nove no ano passado para quinze este ano. Em Mossoró, a diferença foi de apenas quatro casos, sendo 68 em 2013 para 64 em 2014.
A capital do Rio Grande do Norte tem 209 registros de homicídios. A zona Norte de Natal se destaca como a região de maior índice, com 27, 14 homicídios a cada 100 mil habitantes. Nos últimos 150 dias, foram 80 assassinatos, seguido da zona Oeste, com 70. A zona Sul, por sua vez, teve 26 homicídios e zona Leste 24 casos. O bairro Nossa Senhora da Apresentação registrou 24 crimes de morte. Já Felipe Camarão teve 19 casos, Lagoa Nova mais seis e Mãe Luiza outros sete homicídios.
Os números em todo o Estado do RN chegam a 611 homicídios e com um dado preocupante, a faixa etária caiu consideravelmente em cinco anos. De janeiro até o mês de maio, 126 vítimas de homicídios no Estado tinham até 21 anos de idade. Em 2009, este número não ultrapassou 80.


Para o pesquisador em criminologia, violência e direitos humanos, Ivênio Hermes, a ausência de políticas públicas de segurança é um das razões principais para tão avançado quadro de violência no Rio Grande do Norte. “A violência atual é fruto de vários anos de ausência de políticas públicas de segurança, desde aquelas que valorizam e aproximam o policial da população, como um planejamento estratégico de aumento gradual de efetivo, beneficiando tanto o policiamento ostensivo como investigativo. Sem essas políticas, o RN mergulhou num mar de impunidade que deságua em um tsunami de homicídios”, disse.
A Delegacia Geral de Polícia civil se pronunciou através de uma nota e informou que a Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) está passando por um processo de reestruturação, para que as investigações dos homicídios de Natal de Grande Natal passem a ser direcionados diretamente para a Especializada. Nesse sentido, uma equipe especial da DEHOM será deslocada até os locais de crime. A nota diz ainda que Atualmente a DEHOM investiga apenas os homicídios com autoria desconhecida, no entanto o inquérito, na maioria das vezes, demora para chegar à Especializada. Com essa reestruturação será possível agilizar o processo investigativo e otimizar o trabalho da Polícia Civil.


Além disso, a Divisão de Homicídios também tem previsão para funcionar a partir do segundo semestre, a partir dos recursos oriundos do Programa Brasil Mais Seguro, do Governo Federal. Com isso, devem-se reduzir os índices de homicídios e as estatísticas dos crimes de homicídio poderão ser concentradas num único órgão. Enquanto o modelo da nova DEHOM não for implantado, cada delegacia investiga o crime de homicídio acontecido na sua respectiva área.



Portal BO

Usuários de drogas são assassinados na cidade de Parnamirim

A Polícia Militar registrou dois assassinatos em um intervalo de 10 horas na cidade de Parnamirim, região Metropolitana de Natal. O último ocorreu na manhã desta quarta-feira (21), no bairro Boa Esperança. Nos dois casos, segundo a polícia, as vitimas foram mortas a tiros por criminosos não identificados e possuíam histórico de envolvimento com drogas.

O primeiro aconteceu por volta das 19h desta terça-feira, na rua Santo Antônio, no bairro Bela vista, o pedinte Carlos Francisco da Silva, de 24 anos, tinha acabado de sair de uma padaria quando foi cercado por dois homens armados. Segundos depois, a dupla sacou armas e atirou no jovem, que morreu no local após ser atendido por socorristas do SAMU.

De acordo com a irmã de Carlos, o jovem era viciado em drogas desde a adolescência, Marcia Silva acredita que o irmão foi morto por causa de alguma dívida com traficantes. “Este é o destino de quem procura este mundo de drogas, nó da família fizemos de tudo para ele largar, mas o crack foi mais forte e ele acabou desse jeito”, disse.

Por volta das 5h desta quarta-feira (21), a vítima foi o desempregado Fernando do Nascimento Alves. Segundo familiares, que preferiam não serem identificados, o homem foi morto na rua por pessoas desconhecidas que passaram em um veículo e atiraram. Fernando tinha 39 anos e também tinha problemas com drogas.



Portal BO

Câmara aprova manutenção da Secretaria da Mulher

Em mais uma sessão polêmica, a Câmara Municipal de Natal aprovou o projeto proposto pelo prefeito Carlos Eduardo que inicia a liquidação da Alimentar, empresa da administração indireta. Já a Secretaria da Mulher, que tinha inicialmente a proposta de extinção feita pelo Executivo, será mantida na estrutura, com dez cargos comissionados. A vereadora Júlia Arruda (PSB) foi autora da emenda da SEMUL que terminou, depois de longo debate, sendo consenso entre os vereadores.

A principal discussão da sessão de ontem foi sobre o destino da Alimentar. A polêmica começou antes mesmo da discussão do mérito. Os vereadores travaram um impasse sobre qual emenda apreciar primeiro: a de George Câmara (PC do B), que definia a acomodação dos servidores da Alimentar em órgãos da administração direta. Prevaleceu a votação primeiro da emenda do vereador George Câmara, que foi aprovada em plenário. 

A sessão de ontem do Legislativo da capital potiguar estava prevista para começar às 14h, mas foi aberta apenas uma hora depois por falta de quórum. A primeira discussão foi a estrutura da Secretaria da Mulher, para a qual, inicialmente, o prefeito Carlos Eduardo propôs a extinção, mas depois houve a retomada do projeto de manter o órgão.

“É uma vitória. O prefeito pretendia deixar diluída. A manutenção da secretaria, mesmo com estrutura pequena, com poucas pessoas, é um ambiente onde se debaterá a estrutura pública para as mulheres”, analisou o vereador Hugo Manso (PT), sobre a aprovação da emenda que manteve a Semul com dez cargos comissionados, proposta apresentada por Júlia Arruda. 

O vereador Sandro Pimentel (PSOL) ainda apresentou emenda prevendo 13 cargos comissionados, mas não prosperou. A emenda de Júlia Arruda contou com o apoio da bancada governista. 

CULTURA - Diferentes vozes debatem realidades no segundo dia

Muitas vozes - de diferentes regiões, grupos sociais e sotaques - e enormes demandas para serem atendidas. Reunidos em grupos temáticos, os mais de 2 mil pontos de cultura que participam em Natal da Teia Nacional da Diversidade 2014 debatem desde segunda-feira (19/05) ações do programa federal Cultura Viva, estratégias de articulação, mobilização e comunicação. Uma discussão intensa com o objetivo de corrigir problemas, manter e dar visibilidade a suas atividades.
Cada um tem suas demandas próprias, como o ponto de cultura indígena Yurã Xinã Kaya (O corpo do pensamento), na comunidade de Rio Breu, no Acre, que aguarda por recursos para poder realizar três videodocumentários. Representando o ponto de cultura no grupo de trabalho Territórios Tradicionais, o índio Iskubu Huni Kui reclamou da burocracia que emperra o repasse de dinheiro e também das informações que não chegam a sua distante comunidade. Já a preocupação de outro ponto de cultura indígena era  com a veiculação dos videodocumentários na televisão aberta, que poderia se dar, segundo seu representante, através do canal TV Brasil. 

Delegado dos pontos de cultura da Bahia e membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura,  Lula Dantas participou do grupo de trabalho Matriz Africana, que, segundo ele, tem como uma de suas principais pautas a manutenção da vida dos jovens de terreiros. “Nossos templos vêm sendo saqueados e a cultura só vai ser viva se tivermos jovens vivos”, disse. 

E, no contexto geral, a maior expectativa – de todos os pontos de cultura -, é a criação da lei Cultura Viva. “O programa Cultura Viva (que está completando dez anos) foi essencial, mas ele não está dando conta de tanta demanda da sociedade organizada. Queremos uma política cultural de verdade”, disse Lula, lembrando que já são quatro anos sem editais de fomento.   

A Teia Nacional da Diversidade, realizada depois de quatro anos, prossegue até o dia 24, com atividades em vários espaços. Diferente do que informa a programação, somente nesta quarta-feira, 21, começa a Feira de Economia Solidária e Criativa nas tendas montadas nas proximidades do anfiteatro da UFRN. 

Trinta pontos de cultura, de diferentes partes do Brasil, vão estar expondo e comercializando peças artesanais no local, das 9h às 16h, horário programado para o cortejo Cultura Viva sair da Av. Rio Branco (IFRN Cidade Alta) com destino à Praça Augusto Severo (em frente ao Teatro Alberto Maranhão), onde haverá apresentações de grupos artísticos, a partir das 19h. E quinta, 22, é o dia da abertura oficial do evento, com a presença da ministra da Cultura Marta Suplicy. A solenidade está prevista para a parte da manhã, depois das 9h, na UFRN.     

No limite", Prefeitura do Natal confirma corte do pontos dos grevistas

A Prefeitura do Natal vai cortar o ponto dos servidores municipais que estão em greve. A informação foi confirmada no início da tarde desta quarta-feira (21). De acordo com o Executivo, a proposta limite de reajuste do Executivo já foi colocada à mesa de discussões e não há como chegar próximo ao que é pedido pelos grevistas, que estão de braços cruzados há 45 dias. 

De acordo com a Prefeitura, o Executivo sempre esteve aberto ao diálogo e ao entendimento com os representantes do funcionalismo. A proposta de reajuste de 5,68% no salário dos servidores, além do reajuste de 8% já concedido em janeiro, daria aos servidores um ganho real de 14,13%. "Até o momento, desconhece-se outra administração pública no país que tenha concedido uma elevação salarial em patamar e condições semelhantes", disse o Executivo.

O Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Natal (Sinsenat), afirma ter ficado surpreso com a decisão, considerando-a precipada. "foi uma decisão equivocada. Ainda mais quando todos sabem que a greve foi decretada legal pela justiça. Nesta segunda-feira recebemos proposta da Prefeitura e levamos para uma assembleia hoje. Aceitamos a proposta, contando que não tire as vantagens que o servidores já recebem. Até sexta-feira (23), data que está marcada uma nova assembleia, a greve continua", afirma a presidente do Sinsenat, Soraya Godeiro.  

Além do reajuste, o Município garante que atendeu a outro ponto central da pauta de reivindicação apresentada pelos sindicatos, assegurando o fim do abono salarial complementar aos vencimentos dos funcionários que recebem o salário mínimo. Segundo a Prefeitura, a proposta vai acarretar em um acréscimo de R$ 2,7 milhões mensais na folha de pagamento do Município, gerando ao ano um impacto de R$ 35 milhões nas despesas com pessoal.

"Estas são medidas significativas e que fizeram a Prefeitura alcançar o nível máximo de suas possibilidades orçamentárias e financeiras, ainda mais depois da situação encontrada em janeiro de 2013, há menos de um ano e meio, portanto", disse a Prefeitura através de nota, garantindo ainda que extrapolaria o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) caso aumentasse a proposta, deixando o Município impedido de firmar convênio e receber recursos federais.

Garantindo que não pode ampliar a proposta, o Município apelou para que os servidores retomem os serviços. Caso contrário, a Prefeitura reiterou o posicionamento de manter o corte do ponto para os servidores permanecerem afastados de seus postos de trabalho. "A administração municipal se mantém aberta ao diálogo, mas não pode aceitar inerte a greve impulsionada pela intransigência", disse a nota.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Governo manda demolir monumentos cristãos na China

Monumentos cristãos estão sendo destruídos na China a mando do governo, é o que informa o jornal Daily Mail. O motivo da ordem seria uma tentativa de reprimir o crescimento da religião no país.
Ainda de acordo com a publicação inglesa no sábado passado o Governo enviou 50 funcionários para bloquearam a entrada de Longgang Gill, um local de peregrinação dos cristãos do país, que fica na cidade de Wenzhou – chamada também de Jerusalém chinesa.
Guindastes foram usados para remover algumas estátuas e muros foram erguidos em torno de três monumentos que representam Jesus, Maria e o Espírito Santo.
Todas as obras que foram removidas de Longgang Hill serão armazenadas em uma igreja que fica no subúrbio da cidade, no bairro chamado Hengdaiqiao, com exceção dos objetos de decoração do parque que foram destruídos.
Para poder destruir o lugar, o governo afirmou que o parque foi construído de forma ilegal. O espaço tem ligações com a igreja católica que atua na China e cerca de 100 fiéis tentaram assistir a destruição do espaço, mas foram impedidos.
Além de Longgang, o governo chinês também autorizou a demolição de uma igreja da cidade de Sanjiang que foi inaugurada em 2013. Para a construção do templo foram gastos mais de R$ 7 milhões e nem mesmo a presença de milhares de cristãos que acamparam na frente do prédio impediu a ação dos funcionários do governo.
Testemunhas garantem que quatro cristãos foram espancados ao tentarem impedir a destruição do prédio. Para demolir, o governo afirmou que dois, dos quatro andares do templo, foram construídos de forma ilegal.
Todas as explicações dadas são rejeitadas pelos cristãos que afirmam que o principal motivo seria a perseguição religiosa. Com informações Terra.

POLÍTICA - Valor do contrato de consultoria para sistema de transporte será pelo menos R$ 1 milhão


  O valor do contrato entre a Prefeitura de Natal e o Instituto para Desenvolvimento do Sistema de Transporte (Idestra) será de, pelo menos, R$ 1 milhão. O custo foi informado pelo procurador geral do município, Carlos Castim, durante oitiva da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal, que acontece na tarde desta segunda-feira (5).


Tribuna do Norte

CULTURA - Fundação Biblioteca Nacional divulga edital do Prêmio Literário 2014

A Fundação Biblioteca Nacional abre inscrições para o Prêmio Literário Fundação Biblioteca Nacional – 2014. Podem se inscrever autores, tradutores e projetistas gráficos em nove categorias diferentes. O autor/tradutor da obra selecionada em primeiro lugar de cada categoria será contemplado com o Prêmio em espécie, no valor bruto de R$ 30.000,00 (trinta mil reais, sujeito aos descontos previstos por lei) . As inscrições ficam abertas até 16 de junho corrente no portal da FBN http://www.bn.br/

O Edital vai premiar obras (1ª edição) publicadas e impressas no período de 1º de setembro de 2013 a 30 de abril de 2014, no Brasil, em língua portuguesa nas seguintes categorias:

. Prêmio Alphonsus de Guimaraens, de Poesia;
. Prêmio Machado de Assis, de Romance;
. Prêmio Clarice Lispector, de Conto;
. Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, de Ensaio Social;
. Prêmio Mario de Andrade, de Ensaio Literário;
. Prêmio Paulo Rónai, de Tradução;
. Prêmio Aloísio Magalhães, de Projeto Gráfico;
. Prêmio Sylvia Orthof, de Literatura Infantil;
. Prêmio Glória Pondé, de Literatura Juvenil.



Bandidos atiram nas pernas e nádegas e depois executam homem com tiros na cabeça

Crime aconteceu na tarde desta segunda-feira, na cidade de Parnamirim.


Um jovem de 22 anos, identificado como José Ederson Ferreira da Silva, foi morto a tiros, na tarde desta segunda-feira (5), no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim. De acordo com a polícia, a vítima foi perseguida por outros dois homens, que atiraram primeiro nas pernas e nádegas de José.
O policial militar Guerra, do 3º Batalhão, informou para a reportagem do Portal BO que, após o jovem cair baleado, os bandidos se aproximaram e atiraram mais cinco vezes na cabeça de José Ederson.
"Foi uma execução. Depois que o jovem caiu eles ainda atiraram para matar", comentou. Ainda segundo o policial militar, um veículo de cor azul se aproximou e os suspeitos entraram e fugiram.
Na localidade, ninguém quis comentar sobre a vida da vítima, mas informações extraoficiais dão conta que o crime foi motivado por causa do envolvimento de José com crimes. A polícia ainda informou que a vítima foi morta com tiros de pistola ponto 40.

Portal BO

Agentes encontram maconha e celulares no CDP Potengi


Agentes penitenciários lotados no Centro de Detenção Provisória do Potengi realizaram uma revista, na manhã desta segunda-feira (5), nas nove celas da unidade. O resultado foi a apreensão de sete celulares, dois carregadores e uma porção de maconha.
Segundo Nieldson Cabral, agente penitenciário, todos os 130 presos da unidade foram retirados das celas para que o trabalho fosse realizado de forma minuciosa. "Começamos cedo para contarmos com o efeito surpresa, pois sabemos que uma vez tomando conhecimento da revista os presos podem de alguma forma se desfazer do material ilícito", disse.
Apesar da quantidade de aparelhos encontrados, a direção CDP informou que este tipo de fiscalização é rotina na unidade e que a equipe de agentes está atenta a qualquer suspeita.

                                          Fotos: Sérgio Costa / Portal BO

Fonte: Portal BO