quinta-feira, 3 de julho de 2014

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em Mãe Luiza

Por meio do Diário Oficial da União desta quinta-feira (3), o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência de Natal após as fortes chuvas que caíram na capital e causaram deslizamentos. A Prefeitura decretou estado de calamidade pública por 180 dias no último dia 16.
Com o reconhecimento, o município receberá com mais celeridade as ajudas enviadas pelo Governo Federal. A portaria foi assinada pelo secretário nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior.
Os deslizamentos começaram no último 13 de junho e se repetiram nos dias 16, 19 e 23 do mesmo mês. Os maiores impactos foram no bairro de Mãe Luiza, na zona Leste de Natal, onde casas desmoronaram e uma cratera se abriu na rua Guanabara. As fortes chuvas arrastaram barro e entulhos para a avenida Silvio Pedrosa, que dá acesso a Via Costeira,  interditando o tráfego. Dois prédios foram evacuados por segurança.
O prefeito Carlos Eduardo e os titulares da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e da Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Tomaz Neto e Homero Grec Tomaz Neto, respectivamente, foram a Brasília para apresentar ao ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, uma planilha com ações de resposta no valor de R$ 4,2 milhões para obras de caráter emergencial.
De acordo com o secretário de obras públicas, Tomaz Neto, a planilha passará por uma análise do ministro, que em um prazo de uma semana deverá dar uma resposta e a liberação dos recursos.
Além disso, o município entregou aos ministérios das Cidades e Integração uma proposta unificada que contemple os projetos de drenagem, pavimentação, urbanização e habitação.


Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário